Dicionário Urbano (Urban Dictionary)


Com muita dificuldade, achei na internet, depois de gastar um bom tempo indo de link em link no site do grande oráculo todo poderoso, o Google, um site que me atendeu bem o suficiente me auxiliando em umas traduções “doidas” que ando fazendo.

Na verdade eu estou sendo meio orgulhoso, a verdade mesmo é que esse site me tirou de diversos apuros e creio que irá me salvar de muitos outros no futuro.


O Urban Dictionary é um dicionário de expressões, gírias e outras mais possíveis variações desse gênero, do inglês para o inglês. Achar algo do tipo do inglês para o português seria pedir demais, até hoje não achei. Nem o oráculo Google conseguiu, apesar de eu não ter vasculhado todos os milhares de links sugeridos. Os dicionário foi fundado em 1999, por Aaron Peckham (segundo a Wikipedia).


Expressões que para mim pareciam totalmente sem nexo ou sentido tomaram um significado, como por exemplo, essa:


Five-oh:


1) the police, the heat, the cops

2) the integer after four-nine


ex1.: everybody get down! The five-oh’s comin’

ex2.: uh oh! five-oh!


Como é que eu ia saber que “five-oh” significava policiais? Essas coisas não ensinaram no cursinho na minha época, não sei se hoje em dia ensinam.


Outro termo em que esbarrei pelo texto foi “kona gold”; olhando no site, vi que significava o mesmo que “weed”, que pode ser “erva”, “fumo”, dentre outros similares.


O site tem um rico acervo de expressões, vale a pena visitar e até favoritar; Agora mesmo, inclusive, acabei de colocá-lo na lista de links aí ao lado mais pra baixo.


A única coisa que vi que deve ser levado em conta é que o site funciona de maneira similar à do Wikipédia. Ou seja, os termos podem ser sugeridos e avaliados pelas pessoas. Do lado de cada termo se encontra dois ícones, de um polegar pra cima e outro pra baixo, com suas respectivas avaliações positivas e negativas.

O que acaba valendo é o contexto de onde foi tirada a expressão, para mim


Enfim, fica a dica.

Comentários

.:.A Luciana.:. disse…
Uma boa dica pra teachers, Bond! Vou favoritar já! E o que que é aquele programa Assombrações na Discovery, hein? Logo de madrugada? rs


Abraço!
Dan Silva disse…
kkkkkkkkkkkkkkkk
Lu, eu tinha quase certeza de que você já conhecia esse site, mas maneiro que curtiu e que vai ser útil pra você também, rs.

Vou postar sobre esse programa Assombrações, Lu, explicando melhor, em breve, kkkkkkk

bjo
Unknown disse…
Urbandictionary e muito bom pra aprendendo a lingua ingles e como e constantamente evoluindo atraves musica, cultura urbana, cultura popular, etc. Tem o mesmo coisa, o mesmo tipo de site em portugues? To aprendendo portugues agora mesmo e isso seria muito util pra mim.
Dan Silva disse…
Achei dois sites que acho que podem te interessarm, Graham, fiz um post sobre eles aqui:

http://agressivesagacity.blogspot.com/2009/09/dicionario-urbano-para-o-portugues.html

Espero que seja útil. Qualquer coisa, pode deixar um e-mail ou msn por aí para contato.

Valeu pelo comentário!

Postagens mais visitadas