sexta-feira, 24 de julho de 2009

Análise da letra da música "Então me diz"


Antigamente eu era frequentador ativo do site Yahoo Respostas. Nesse site vários usuários respondem perguntas de outros usuários. Existem umas regras de participação e para cada atividade existe uma pontuação, apenas para incentivo. É até interessante a idéia, se não fossem as incríveis perguntas e respostas tresloucadas que por lá são avistadas. Isso tudo, na minha opinião, pelo menos nos dias de hoje, tornou o site meio chato e uma perda de tempo. Por esse motivo não vou lá faz um bom tempo.

Esses dias comentei com a Lu sobre uma análise de uma letra de música que fiz por lá, nessa minha época de frequentador. Comentei que era uma letra da Ana Carolina, mas me enganei; ao consultar meu perfil, verifiquei que era a letra abaixo.

Sem mais introduções, segue abaixo a pergunta do usuário, a minha resposta, que, modéstia a parte, foi escolhida como a melhor resposta, pelo usuário que fez a pergunta (risos).

Análise dessa música: "Simone - Então me diz"

Pergunta: Fala galera...É o seguinte. Já ouvi diversas vezes essa música da Simone e sempre fico tentando entender um pouco de sua letra... Queria que vocês colocassem o que acham dessa música e o que sua letra quer dizer. Aguardo respostas ansiosamente... Flw teh mais !

Resposta:

Segue a análise da letra em questão abaixo:

Então me diz!
Nada é tão triste assim
A vida é boa pra mim
Mais que o normal...

(Nessa primeira parte ela pede "me diga", ela está querendo confortar a pessoa, dizendo que algo não é tão triste assim, e falando que a vida é boa pra ela; ou seja, ela esfrega na cara da pessoa "a minha vida é boa, a sua não me importa, demonstrando um egoísmo sem limites. Depois ela diz ainda que isso é normal, ou seja, é normal ser melhor do que você, segundo ela)

Então me diz!
Qualquer história
De amor e glória
Eu sei!
Não dá mais pra voar...

(Nessa segunda parte ela ainda questiona, "Me diz", me conte qualquer coisa, de amor ou de glória, que eu sei!. Ou seja, ela demonstra uma superioridade gélida e desigual. Me conte qualquer coisa que eu já sei, sei de tudo que você sabe e mais ainda, eu sou demais, a melhor! Esculachando completamente a pessoa que supostamente ela queria consolar, e ainda diz " Não da mais pra voar ". Ou seja, já voei demais e tanto que nem preciso mais, fico no chão e ainda sou superior à você.)

Não sei olhar sem você
Eu só tenho olhar pra você
Eu só sei olhar pra você
Eu só sei olhar pra você
Só sei olhar pra você
Eu não sei olhar...

(Nessa parte ela ironiza de forma grandiosa a pessoa para qual dirige a música, e ao mesmo tempo mostra sua fixação em tornar evidente os defeitos da pessoa e comparar com sua superioridade sobre ela)

Então me diz!
Frases feitas comuns
Já sei, ficamos no ar
Mais que o normal...

(De novo ela mostra sua superioridade nessa parte da canção: "Me diz, frases feitas comuns [afinal, você só sabe falar coisas comuns e simples, seu ignorante!], Já sei, ficamos no ar, mais que o normal... [não sei por que ainda converso com você, seu ignóbil, não leva a lugar nenhum]. É muito claro ver como ela se sente ao se relacionar com um completo idiota)

Então me diz!
Faz frio agora
A musa inglória partiu
Negando o seu papel...

(Nessa parte ela coloca o tom poético da música. "Me diga ! Agora faz frio, a musa inglória partiu, negando seu papel". Ou seja, lá se foi a sua musa sem valor, se espelhando em ídolos sem conteúdo, alienado pela vida consumista do mundo capitalista)
E assim ela termina a música com uma clara ofensa ao sistema político vigente em nosso país.

Avaliação do autor da pergunta:

Opa vlw kra...era isso mesmo que eu queria... Brigadão e um grande abraço !

3 comentários:

Ana Lemes disse...

HAHAHA eu achei que vc exagerou um pouco nessa sua analise da música hein! Vc foi irônico ou acha isso mesmo? huauhahuahua
Beijo!

.:.A Luciana.:. disse...

"seu ignóbil" kkkkkkk
Cara... você foi muito profundo ao analisar essa letra... eu já teria perdido a paciência e dito que essa letra é uma junção de frases sem nexo, pô kkkk. Tenho paciência pra Simone não! kkkkkk

Abraço, Bondico!

E que venham mais análises rs

Daniel disse...

kkkkkkkk, ué, Ana, é uma interpretação válida, kkkkkk, mas não acredito que a música tenha sido composta para passar realmente essa mensagem, kkkkkkkkk.
Beijão!
____________________________________

kkkkkkkk, eu nunca ouvi essa música, Lu, mas fiquei tentado a dar a interpretação depois que vi a pergunta do cara, kkkkkk.
Não sou muito fã de fazer análises de música, mas pintando alguma ocasião, eu coloco por aqui, rsrs.

Té mais, beijo

Posts Relacionados

Related Posts with Thumbnails